sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

"É como se a natureza fizesse parte de nós, como se fossemos um só ser!" explicam os corajosos Aventureiros da Cuesta!

Estava eu vagando pelo Facebook, quando dou de cara com esse perfil de nome interessante que me deixou curioso! Quis conhecer e saber do que se tratava e o resultado é muito legal!

Um grupo de amigos, fãs e amantes da Mãe natureza, que decidiram juntar-se e formar um grupo aonde poderiam compartilhar entre si e com o mundo os descobrimentos e as aventuras nos paraísos verdejantes da nossa terra. Esses são os:

                           


A identidade deles é um mistério do qual só é revelado á quem tem a oportunidade de acompanhá-los em alguma de suas tours, desbravando os mistérios e as maravilhas das matas e das serras da Terra do Saci, a nossa querida Botucatu! 

Denominando-se de "meros paparazzis da natureza", eles preferem manter o anonimato pois quem realmente deve ser contemplada e conhecida é a nossa terra, esse paraíso verde do qual eles revelam em fotos no Facebook. Em conversa com o JorgeDrew&Você, contam que o grupo surgiu de repente:

"Entre amigos, cada um tirava suas fotos e publicava em seu face pessoal, assim estas fotos não podiam ser vistos por todos, pois cada um tem a sua privacidade. Então surgiu a ideia de montar um face com nome de "Aventureiros da Cuesta", um lugar publico, onde todos poderiam prestigiar o trabalho de cada um. Os integrantes são de Botucatu mesmo, e o nosso maior objetivo é mostrar aos internautas o quão é linda a nossa região, através de fotos e videos"

Fotos lindas como essas:





E eles revelam também que ainda vem imperdíveis novidades por aí:

"Futuramente, o grupo irá fazer passeios, levando pessoas para conhecer tais lugares e fazer altas aventuras, mas por enquanto, nós estamos em processo de reconhecimento dos locais e trajetos, mais nada impede de alguem que estiver interessado em acompanhar o grupo nas jornadas que fazemos."

Perguntados se não podiam nos enviar uma foto deles, os aventureiros insistem em manter-se misteriosos.

"Então, nós não mostramos o rosto! Nós estamos no anonimato por enquanto, pois nunca imaginamos que em pouco tempo teríamos tantos amigos internautas. O nome do grupo que é a essência da aventura e não as pessoas que fazem parte dele. Nós somos uns meros paparazzi da natureza."


Essas duas fotos são da Toca da Onça, aonde passaram os aventureiros!

JorgeDrew&Você: Como vocês planejam as viagens, os passeios? Como é a rotina dos aventureiros?

AventureirosDaCuesta: Os passeios são programados de acordo com as pessoas que vão, ou seja, se a pessoa aguenta passeios longos, então a aventura será mais difícil, mas, se a pessoas que nos acompanham ainda não encara uma aventura Hard, então esse passeio será mais leve. A rotina do grupo resume em fazer aventura, mas, fazendo com segurança, para não prejudicar ninguém. A maioria das aventuras são realizadas nos finais de semana ou feriados, devido que cada membro possui a sua rotina de trabalho durante a semana. Quando fazemos aventuras curtas, aí fazemos durante a semana, antes ou depois do trabalho.

JorgeDrew&Você: Como fazem pra não se perderem nas verdes imensidões da Cuesta?




AventureirosDaCuesta: De vez em quando nós nos perdemos, pois de vez em quando vamos por 
caminhos diferentes com objetivo de descobrir cavernas, cachoeiras, etc.Mas a maioria dos caminhos ja são manjados, ou seja, conhecido por todos que praticam aventuras pela cuesta. Quando nos perdemos, nós mantemos a calma e procuramos por trilhas, estradas, que podem nos levar à algum lugar.
               
JorgeDrew&Você: Passam muito perigo nessas aventuras? Qual o maior perigo que já numa dessas ?

AventureirosDaCuesta: Nas aventuras sempre se passam perigos. Podemos cair da bicicleta ou moto, por exemplo. Depende do esporte, na verdade. Quando praticamos cachoerismo, há possibilidades de escorregamento nas pedras dos rios ou até mesmo cair de cabeceiras de cachoeiras. 

Lembrando que todas as aventuras nós nos protegemos utilizando EPIs, para o determinado esporte. 
Um dos maiores perigos que ocoreram foi uma trilha pé numa mata assim deparamos com uma cobra e um dos aventureiros pisou nela, pois estava camuflada na serrapilheira da mata, mas graças a Deus a cobra não o picou, pois não daria tempo de levar ao hospital devido a distancia da cidade.



Outro perigo, foi quando um aventureiro estava sobre o pico (cabeceira) de uma cachoeira ele escorregou e quase caiu do precipício, mas graças a Deus também foi só um susto.

Sempre que entramos numa mata, escalamos cachoeira, andamos de bicicleta ou moto, sempre estamos correndo perigo, de frente com o perigo. Mas sempre fazendo as aventuras consciente dos perigos, então sempre tomamos muito cuidado.




Outro perigo, um dia fomos fazer uma caminhada, mas quando saimos o tempo estava firme, e de repente começou a fechar o tempo e nós estavamos no meio do "nada", onde não havia sequer um cocho de gado coberto pra se esconder e começou a trovejar e a relampiar, então a nossa unica saida foi nos curvar, pois se ficarmos em pé então seriamos um alvo facil para sermos atingidos e de acordo com alguns pesquisadores quando se está num lugar e está caindo chuva com raios o melhor metodo para se proteger é ficar curvado, como um corcunda, também deve-se evitar picos altos e também se esconder embaixo de arvores e ficar dentro de rios.


JorgeDrew&Você:Da onde vem tanto amor pela natureza? O que nela os atrai? O que vocês sentem por ela e por que?

AventureirosDaCuesta: Nós nos sentimos bem quando estamos no ambiente natural, como se nesse lugar fosse o nosso habitat, a nossa casa e isso não tem preço. Na natureza o que nos atrai são os picos, as quedas d'água, as matas, os rios, nascentes, os animais silvestres que vemos pelo caminho, etc.
Como voce mesmo disse, nós sentimos amor, é como que a natureza fizesse parte de nós, como se fossemos um só ser. Só quando estamos no meio dela é que esquecemos dos problemas pessoais, quando estamos no meio da natureza nos sentimos calmos, alegres, satisfeitos. E quando estamos natureza, a cabeça esfria, e só assim conseguimos raciocinar para resolvermos os nossos problemas que ocorrem em nossas vidas e assim tocar com muita sabedoria em sem estresse e depressão, que são os males que nos acompanham neste mundo tão conturbado que vivemos hoje, portanto quando estamos nos aventurando, também vem na mente metodos para resolver ou amenizar nossos problemas pessoais, é como que a natureza nos "falasse" o que devemos fazer. Além de amarmos a natureza, também a respeitamos, ou seja, não jogando lixo por onde passamos, não destruindo a flora e nem caçando nenhum animal, por mais horrendo que seja, pois somos nós que estamos invadindo o espaço deles e não eles o nosso.



JorgeDrew&Você: O que de mais bonito e de mais horrível vocês já viram nessas viagens?

AventureirosDaCuesta: Então, fica difícil, mais os lugares mais lindos foram: As três pedras no sitio tres pedras, a Pedra no Índio no sitio planalto, as cachoeiras do Canela e da Marta que ficam na saída de Botucatu, a serra do Paulete, a Serra do Pical, a Serra do Santo Antonio, Serra do Veio, a Base da nuvem, O gigante adormecido, A igrejinha da serra de Botucatu, lá tem uma vista linda, No vivan, etc...
Não temos o que reclamar da natureza em si, o que nos deixa triste é ver rios sem matas ciliares, encostas e morros descobertos sendo levados pela erosão, com esta estiagem fora do comum estamos vendo minas e bicas d'aguas secarem, onde nós abastecíamos nossos cantis, hoje já não dá mais pra fazer isso, pois secaram essas fontes de água.
Outra coisa que nos deixa perplexos é ver as cachoeiras cheias de lixo, onde as pessoas vão se banhar e fazem piquinique, mas não levam o lixo que produzem e deixam a deriva nos rios, é um absurdo isso. Também achamos animais silvestre mortos pelas estradas devido atropelamentos por automóveis.
Também já vimos pessoas defecarem nas margens dos rios. Por que não evacuam em casa ao em vez de contaminar o ambiente, prejudicando a saúde das pessoas e dos seres vivos do local?!
Portanto, tudo de horrivel que vemos pelo caminho são obras do próprio homem e nunca da natureza. Como pode, um animal destruir o habitat onde pode gerar alimento e água?!


Um dos lugares que os Aventureiros citaram na última resposta, A Base da Nuvem, foi também o mais recente passeio que fiz pra me aproximar da natureza e também um dos lugares mais maravilhosos que estive na vida! Confira umas fotos que tirei no dia em que estive lá e umas que os Aventureiros fizeram do amanhecer neste deslumbrante cenário:





JorgeDrew&Você:Vocês também fazem jornadas num dia e voltam no outro?
AventureirosDaCuesta:Sim, a maioria dos passeios à gente sai cedo e volta de tardezinha, mas
de vez em quando nós armamos barraca, ou seja, nós dormimos no meio da cuesta, nós acampamos no sitio três pedras, na base das três pedras, literalmente, e também acampamos no sitio planalto, onde está localizada a pedra do índio, os donos dos locais cobram R$ 10,00 por cabeça para passar a noite em suas propriedades, é uma experiência única.


JorgeDrew&Você: E os aventureiros tem projetos maiores pro futuro?

AventureirosDaCuesta: Sim, futuramente, queremos ser um grupo de turismo com aventura, ou seja, sermos guia até os pontos turísticos da Cuesta, como: três pedras, gigante, indiana, Cascata Marta, véu da noiva, etc...

JorgeDrew&Você: E oque vocês aconselham pra quem quiser fazer um passeio desse por conta própria? por exemplo
se eu quiser chamar um amigo e ir passear pela Serra?

AventureirosDaCuesta: Nós que estamos a tempo no ramo, aconselhamos levar agua, levar e usar filtro solar, usar roupas confortáveis, usar boné se for a pé, ou capacete se for de bick ou moto, também é bom levar algo pra comer pra restaurar as energias como frutas, barrinhas de cereais, etc. Sempre é bom levar celular para o caso de emergência. Se for de bick é bom levar kit pra arrumar pneu furado, câmara de reserva, ferramentas pra fazer o conserto. Também aconselhamos que conheçam bem o caminho que irá fazer, caso não se conhece o caminho, é bom sair cedo para dar tempo de chegar, caso se percam. Também aconselhamos não fazer passeios no periodo de chuva, pois há uma incidencia enorme de raios, e no meio do nada, não há como se proteger, pelo contrario, serão um alvo fácil.


JorgeDrew&Você:E para salvar a natureza? O que se deve fazer em sua opinião?
AventureirosDaCuesta:Pra salvar a natureza, basta, cada um fazer a sua parte, ou seja, quando vai andar no meio ambiente, todas as embalagens de alimentos que forem consumidos, deve-se guardar e jogar nas lixeiras da cidade e não jogar no chão, pois este lixo pode ser lixiviado pela chuva para os rios, algum animal silvestre ou animal domestico de propriedades rurais podem comer este lixo, e também degrada o solo, pois estas embalagens levarão anos para ser degradado.


JorgeDrew&Você: Um recado dos aventureiros para todos os leitores...

AventureirosDaCuesta: 
"Viva cada dia, se aventure, aprecie a natureza e respeite-a, com consciência e segurança."

E nós aqui do JorgeDrew&Você juntamente aos queridos leitores do blog, com certeza, iremos levar pra sempre os conselhos destes corajosos e inspiradores guerreiros!! Muito obrigado pela conversa e pelas lindas fotos que encantam nossos olhos e nos fazem ter cada vez mais orgulho da nossa Botucatu cheia de natureza!! Adicione os Aventureiros no Facebook no perifl que eles tem com este mesmo nome! Finalizando, mais um pouco dos lugares que os "Paparazzis da Natureza" exploraram: