Você conhece Larissa Guerra?
"Nos pés as sapatilhas, no coração a fé, na mente a determinação e nas mãos um grande sonho á caminho da realidade!" -Jorge Drew Fernando.
Após conquistar tudo o que ela queria no interior e na capital, agora ela vai para o estrangeiro conquistar o mundo! Suas expectativas e seu carisma nos contagiam e não resistimos á tentação de saber como está seu coração, sua mente e como é a sua história.
Larissa Guerra (17 anos), a bailarina são-manuelence, acaba de receber, de um dos jurados que á prestigiaram no Festival "Dançar a Vida" realizado no mês de julho na cidade de Santos, o convite para se aprimorar na arte do ballet clássico na escola Pacific Dance Arts, do Canadá! Com direito á uma bolsa de 75%, á partir do dia 22/11/2014, a jovem irá mais do que nunca fazer jus ao que sua mãe Célia costuma dizer e "respirar balett" 24 horas por dia nessa nova fase de sua vida e grande empreitada em sua carreira.
Tudo começa aos nove anos de idade, quando começou a fazer balé na Escola de Dança Oficina da Arte e nunca mais parou, tanto que lá virou sua segunda casa. No ano de 2009 a academia de São Manuel fez uma parceria com a Cia. Promodança, que durante o mês de Janeiro oferece um curso de férias na cidade de São Paulo.
“Essa mesma companhia organizava vários festivais durante o ano, começamos a participar com frequência. Em 2009 e 2010 recebi o titulo de Demi Solista Júnior Regional, que envolve a região ao redor de Barra Bonita, em 2011 de Solista Júnior Regional e nos anos de 2012 e 2013 conquistei o titulo de Primeira Bailarina Junior Regional, e também de Segunda Solista Júnior Estadual de 2013, na cidade de São Paulo”, conta a bailarina.
Com essas conquistas em seu currículo, a cia. paulistana começou a cobrar com mais veemência a presença de Larissa na capital paulista. O objetivo era promovê-la em outros concursos em nível estadual.
Atendendo ao pedido, a bailarina se mudou para São Paulo, morar com a família de uma amiga também bailarina da qual ela diz ser sua segunda família, pois á cuidam muito bem.
Chegando na terra da garoa, ela contou com o apoio da sua professora e amiga Paula Firetti (foto), a qual já conhecia dos cursos de férias. Ironia do destino, Larissa sempre se inspirou na barra bonitense Ana Paula Oioli, que hoje é a primeira bailarina da canadense Pacific Dance Arts, a mesma cia que convidou a jovem-são-manuelence para aprimorar os seus conhecimentos.
Ela está cheia de expectativas, planos e, claro, um frio na barriga que contagia á todos nós que torcemos por ela! Para conhecermos mais dessa artista das pontas, batemos esse papo super gostoso e sincero sobre tudo!
Confira só a entrevista com a jovem artista que promete orgulhar muito á todos que torceram á favor dela e aos que torceram contra também:
JorgeDrew&Você: Como e quando você estabeleceu que o balett deve ser sua profissão, seu maor foco na vida e não apenas um hobby? Como você descobriu isso e como foi para seus pais quando você disse que queria ser bailarina?
JorgeDrew&Você: O que acontece com você quando está dançando? O que passa em seu interior? Quem é voce no palco?
Em relação a quem eu sou em cena não há uma resposta concreta, pois em cada dança represento um personagem. Acredito que a melhor resposta seria que nunca sou eu mesma.
Assim como no Teatro, quando um bailarino está em cena deve esquecer toda sua vida pessoal e entrar em seu personagem, se concentrando ao máximo para que isso seja possível.JorgeDrew&Voce:Como voce classifica a dança do interior de São Paulo? Já que voce começou na interior e agora está na grande capital, tem muita diferença?
Larissa Guerra: Há muitas escolas de ballet ótimas no interior. Na minha visão a diferença é apenas nos bailarinos. Pelo fato de no interior ter menos concursos e consequentemente menos olheiros, os bailarinos acabam ficando desmotivados. Infelizmente para conseguir uma carreira é preciso vir busca-lá na cidade grande, pois se até aqui é difícil, no interior a situação é ainda mais complicada.
JorgeDrew&Voce: Como é sua rotina? Quanto dança por dia?
Larissa Guerra: Vou para a escola de manha, almoço, faço as liçoes de casa, e vou pro ballet as 15 hs, retornando só as 21 hrs. Nesse tempo faço aulas e ensaio.
JorgeDrew&Voce: Qual foi sua primeira relação com a Dança? Você se lembra?
Larissa Guerra: Minha primeira relação com a dança foi nas apresentações da escolinha quando eu estava no pré. O meu primeiro solo foi com 10 anos de idade, me senti realizada. Foi um grande passo para minha carreira.
JorgeDrew&Voce: Já enfrentou preconceito por conta de voce ser bailarina?
Larissa Guerra: Não me lembro de nenhum ato de preconceito por isso. No geral as pessoas admiram muito essa arte. Acredito que isso ocorre mais com o sexo masculino mesmo.
Larissa Guerra: A maior dificuldade é ter que insistir naquele que voce faz de pior na área da dança sem desistir, que no meu caso são os giros, e acreditar que com o treino um dia voce conseguirá!
JorgeDrew&Voce: Seu maior objetivo para o futuro?
Larissa Guerra: Meu maior objetivo é ser uma profissional na dança, independente de ser dançando ou dando aula.
JorgeDrew&Voce: Como foi pra você sair do interior e começar á morar em São Paulo? A GRANDE SÃO PAULO, ainda mais morando na casa dos outros, como foi no começo e como está sendo agora?
Larissa Guerra: No começo foi bem difícil porque sou muito apegada aos meus pais, mas agora já acostumei e criei uma paixão enorme pela cidade grande. E fez bem para mim, pois foi uma preparação para o momento que vou passar agora que vou pro Canadá. Tinha muito receio de vir, mas já passei a amar aqui.
JorgeDrew&Voce: Com certeza já e falaram coisas do tipo "arte não dá dinheiro, vá ser médica ou advogada". Como voce reagee pensa em relação á esse modo de pensar que tantas pessoas tem?
Larissa Guerra: Não me preocupo com opinião de pessoas ignorantes a esse ponto. Acredito que voce amando o que faz nunca precisara trabalhar na vida. E em relação ao dinheiro não preciso de muito para me manter, rs.
JorgeDrew&Voce: Se não fosse bailarina, qual caminho voce teria seguido?
JorgeDrew&Voce: Voce acaba de ganhar como segunda solista senior da Promodança, conte como foi essa experiencia!
Larissa Guerra: Ganho títulos Promodança por 6 anos consecutivos, e cada ano é uma sensação nova. Ver sua evolução e ir subindo de título é uma das melhores conquistas que pode se viver.
JorgeDrew&Voce: Que danças você gosta e também pratica além do balé?
Larissa Guerra: Amo dança contemporânea, jazz musical e não vou negar que amo um samba também, rs.
Larissa Guerra: Amo dança contemporânea, jazz musical e não vou negar que amo um samba também, rs.
JorgeDrew&Voce: Quais seus maiores ídolos na Dança e nas demais artes?
Larissa Guerra: Ana Paula Oioli é minha inspiração, Natalia Osipova e Paloma Souza também! Mas tem outras muitas que considero um espelho. Até porque o ballet é uma arte que abrange mais gente do que as pessoas imaginam e existe muita pessoa boa! (rs).
JorgeDrew&Voce: O que de mais bonito e de mais horrível voce já viu/viveu em vida?
Larissa Guerra: Vix, não sei.. de mais bonito acredito que foi minha festa de quinze anos surpresa, foi a realização de um sonho, um dia de conto de fadas que toda menina sonha haha e de mais horrível acho que foi me despedir dos meus pais pra vir pra são paulo. Foi difícil!
JorgeDrew&Voce: E no Balett, o que de mais feio e de mais bonito voce ja viu/viveu?
Larissa Guerra: No ballet a melhor coisa foi ser a protagonista do ballet Giselle na Promodança desse ano, que sempre foi meu sonho e meu ballet preferido. E de feio não da pra julgar, porque por mais amador que seja a dança, ela sempre tem sua beleza...
JorgeDrew&Voce: Uma frase que te marcou e diz muito sobre voce?
Larissa Guerra: Que minha coragem seja maior que meu medo e minha força tão grande quanto a minha fé!
JorgeDrew&Voce: O que é a VIDA?
Larissa Guerra: A vida pra mim é um jogo. Lutamos para ultrapassar obstáculos e alcançar nossos sonhos. A busca pela a realização destes é o que da sentido a vida.
JorgeDrew&Voce: De um conselho para quem está começando na arte do balett.
Não desistir, e não ligar para a opinião da massa. Se voce tem um sonho, e ama essa arte, o resto se conquista com trabalho e treino. Nunca podemos deixar alguem falar que não somos capazes de algo!!!!
Mais vídeos da bailarina:
E é com muita satisfação que eu, Jorge Drew Fernando, encerro essa deliciosa entrevista com essa pessoa fantástica e bailarina fabulosa. Agradecendo muito a paciencia e o carinho de dividir conosco um pouco de si! Atendendo á vários pedidos de outras pessoas, eu fui atrás dela pedir entrevista e ela aceitou de primeira! Uma graça! Obrigado Larissa e uma boa viagem! Que voce possa concretizar e vir a realizar todos os seus sonhos. Seja mais do que feliz! Volte cheia de novidades e mais profissional do que nunca, hein! Abraços á todos e até a próxima entrevista! Até mais Larissa Guerra, que Deus lhe acompanhe!!
Mais vídeos da bailarina:
Pas deu Dex Pássaro Azul- Larissa Guerra e Thales Géa':
https://www.youtube.com/watch?v=YcLdmwMLnlo
E é com muita satisfação que eu, Jorge Drew Fernando, encerro essa deliciosa entrevista com essa pessoa fantástica e bailarina fabulosa. Agradecendo muito a paciencia e o carinho de dividir conosco um pouco de si! Atendendo á vários pedidos de outras pessoas, eu fui atrás dela pedir entrevista e ela aceitou de primeira! Uma graça! Obrigado Larissa e uma boa viagem! Que voce possa concretizar e vir a realizar todos os seus sonhos. Seja mais do que feliz! Volte cheia de novidades e mais profissional do que nunca, hein! Abraços á todos e até a próxima entrevista! Até mais Larissa Guerra, que Deus lhe acompanhe!!



















